Sindifes-MG

Nota de Solidariedade às Trabalhadoras e Trabalhadores terceirizadas/os das RPL, prestadora de serviços na UFVJM

O SINDIFES-MG, a ADUFVJM e o DCE UFVJM manifestam sua solidariedade às Trabalhadoras e aos Trabalhadores Terceirizados da empresa RPL, prestadora de serviços na UFVJM, que, até a presente data (11/11/2025), ainda não receberam seus salários.

A presente situação configura grave violação dos direitos trabalhistas, impactando diretamente o sustento de centenas de famílias que dependem exclusivamente de sua remuneração mensal para sobreviver. Além disso, tivemos acesso a informações de que a empresa não estaria pagando os Adicionais de Insalubridade e Periculosidade e não teria feito o repasse do FGTS para os Terceirizados.

Reiteramos que o atraso no pagamento é uma prática que fere a dignidade humana e o princípio fundamental do trabalho como instrumento de vida e cidadania. Pedimos que tanto a empresa responsável quanto a Administração Pública contratante adotem imediatamente as medidas necessárias para regularizar os salários e garantir que situações como essa não voltem a ocorrer.

As Trabalhadoras e Trabalhadores Terceirizados desempenham funções essenciais ao funcionamento cotidiano das Instituições Públicas e merecem respeito, valorização e condições de trabalho dignas. Seguiremos vigilantes e disponíveis para apoiar e orientar todas e todos os trabalhadores afetados.

Frente a isso, é preciso salientar que a Terceirização de Serviços representa o processo de precarização das condições de trabalho e da vida das trabalhadoras e dos trabalhadores, haja vista que os contratos de trabalho são mais flexíveis, relegando a esses profissionais a perda de direitos conquistados pela classe trabalhadora ao longo de anos de luta.

Cabe a nós — trabalhadoras, trabalhadores e estudantes — lutar e discutir as contradições e prejuízos da Terceirização de Serviços em nossa Universidade, além de outras atividades que são terceirizadas em nosso país.

 

SINDIFES-MG, ADUFVJM e DCE-UFJVM

Compartilhe