Os Grupos de Trabalho (GTs) do SINDIFES constituem instância de debates, informação e circulação do conhecimento de temas diversos, organizando-se em torno de seus membros, de diferentes unidades da base do Sindicato, sob coordenação de um diretor da entidade.
Funcionando como órgãos de estudo e assessoramento técnico à Diretoria Executiva Colegiada do SINDIFES, os GT´s não tem caráter deliberativo. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos mesmos são remetidos à Diretoria Executiva Colegiada para posterior apreciação e deliberação.
A Diretoria do SINDIFES, no ano de 2010, publicou resolução que normatiza o funcionamento dos GT´s, com o objetivo de dar tratamento isonômico a todos os grupos de trabalho que atuam no âmbito da entidade.
Grupos de Trabalho
Na atual gestão, o SINDIFES, possui em funcionamento regular, os seguintes GTs:
- GT Anti-Racismo;
- GT Aposentados;
- GT Carreira;
- GT Educação;
- GT Meio ambiente;
- GT Mulheres;
- GT Saúde do Trabalhador;
- GT Segurança.
Caso, você, trabalhador da UFMG, CEFET-MG e UFVJM, queira participar das discussões propostas pelos GT´s, entre em contato com o Sindicato e faça seu cadastramento no grupo no qual tenha interesse.
Resolução nº 01, de 05 de agosto de 2010 – Regulamentação dos Grupos de Trabalho
Da definição e objetivos
Da coordenação
Das reuniões
O GT se reunirá sempre que for demandado, ficando a convocação a cargo da Diretoria Executiva Colegiada do SINDIFES, que se encarregará da sua divulgação no/s veículo/s de comunicação da entidade e/ou outro/as que achar conveniente/s e necessário/s.
a) a coordenação da reunião poderá ficar a cargo de um dos seus integrantes, que tenha conhecimento técnico específico e reconhecido, indicado por membro/s da Diretoria;
b) a/s tarefa/as atribuída/as ao GT e/ou o/s tema/s específico/s discutido/s terá/ão prazo determinado para a sua conclusão.
Dos critérios para participação
Podem participar do GT
- Servidores Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES;
- Servidores Docentes sindicalizados ao SINDIFES.
Da participação em eventos e atividades
Para participar de encontros, seminários, reuniões e demais eventos locais, regionais, nacionais, demandados e/ou convocados pela FASUBRA e suas instâncias, centrais sindicais, fóruns e outros espaços de formação e organização, é necessário que os participantes obedeçam aos critérios abaixo-relacionados:
- Ser obrigatoriamente sindicalizado;
- Ser assíduo às reuniões;
- Ter participação ativa nas discussões e atividades sindicais, organizativas e do movimento social, dentre outras;
- Ter conhecimento técnico, se possível, do tema a ser discutido.
Das deliberações e encaminhamentos propostos pelo GT
O GT poderá sugerir nomes, entre seus membros sindicalizados, para participação de encontros e eventos em geral, desde que os mesmos estejam dentro dos critérios estabelecidos no GT e/ou nas instâncias do Sindicato:
- o GT indicará, no máximo, 03 (três) integrantes entre seus membros para participar dos eventos locais, regionais, e nacionais;
- a Diretoria Executiva Colegiada indicará 02 (dois) representantes entre seus membros para participar dos eventos locais, regionais, e nacionais;
- todos os nomes indicados pelo GT deverão ser aprovados pela Diretoria Executiva Colegiada;
- os indicados só poderão apresentar e discutir nos encontros/eventos o que foi objeto de estudo, discussão e acordo no GT e deliberado pelo Diretoria e/ou por instância superior;
- todos os participantes serão obrigados a apresentar relatório individual ao retorno da tarefa. A não apresentação de relatório constituirá impedimento para participação em eventos posteriores.