O SINDIFES-MG está recebendo contribuições dos Técnico-Administrativos em Educação para a proposta que será encaminhada à chapa “UFMG Acolhedora: Inovar, Incluir e Cuidar”, que concorre às Eleições para a Reitoria da UFMG – Gestão 2026/2030. A chapa é composta pelos(as) professores(as) Alessandro Fernandes Moreira (candidato a reitor, da Escola de Engenharia) e Alamanda Kfoury Pereira (candidata a vice-reitora, da Faculdade de Medicina).
O objetivo é garantir que as demandas e prioridades da Categoria fiquem explícitas aos candidatos. Por isso, o SINDIFES-MG disponibiliza a versão preliminar da proposta e convida a Categoria a enviar sugestões de alteração, inclusão ou exclusão de pontos.
As contribuições podem ser enviadas até o dia 13 de outubro, por meio do formulário disponível ao final da página (logo após o texto com as propostas preliminares já elaboradas pelo SINDIFES-MG).
Leia, avalie e participe! Sua contribuição é fundamental para fortalecer nossa luta!
PROPOSTAS SINDIFES PARA OS CANDIDATOS A REITORIA DA UFMG
RELAÇÕES COM O MOVIMENTO POLÍTICO DOS TAE (SINDIFES)
- Abrir o debate sobre o voto paritário para os dirigentes universitários. Discutir a ponderação de votos nas eleições com participação de toda a comunidade universitária antes de levar a matéria à apreciação do Conselho Universitário, ainda no primeiro ano do mandato. Alterar o Estatuto da UFMG com relação a ponderação dos votos.
- Manter diálogo permanente com a entidade de representação sindical local e nacional (SINDIFES e FASUBRA).
- Reafirmar a importância da entidade sindical no processo de estabelecimento de relações de trabalho mais harmônicas, entendendo que a ação do SINDIFES, ao mesmo tempo em que visa proteger o trabalhador, contribui para o crescimento da instituição com o aprimoramento das dimensões político-social, dos processos de trabalho e da melhoria da qualidade de vida no ambiente universitário.
- Manter o diálogo permanente com os Técnico-Administrativos em Educação, através do SINDIFES, principalmente em relação à prevenção de conflitos administrativos e laborais entre a Universidade e seus servidores, na busca conjunta de soluções.
- Reconhecimento formal do SINDIFES como estrutura da universidade que influencia nas políticas voltadas aos TAE e da própria instituição, principalmente para utilização dos espaços internos da UFMG.
- Realizar o Congresso Universitário para discutir sobre qual a universidade que queremos, seus processos de trabalho, alteração do estatuto, entre outros, nos moldes do que é realizado pela Universidade Federal da Bahia.
RECURSOS HUMANOS
- Efetivar política de recursos humanos que evidencie compromisso com os seguintes temas: condições de trabalho, democratização das relações de trabalho; qualificação dos trabalhadores; saúde do trabalhador e qualidade de vida, estrutura física; processos de trabalho e de gestão, assim como de uma gestão compartilhada.
- Alterar a Resolução do Conselho Universitário em relação a UMEI em relação as vagas em horário integral somente para os servidores.
- Propor mudanças nos critérios para ocupação das vagas da UMEI Alaíde Lisboa, visando sua ampliação para atender as demandas dos Técnico-Administrativos em Educação, principalmente em relação às vagas em horário integral. Firmar convênios ou parcerias para disponibilizar vagas em creche para os servidores do Campus Saúde e Unidades/Órgãos localizados no Centro de BH e no ICA/Montes Claros.
- Jornada de 30 horas: reformular a Resolução 03/2015 adequando ao artigo 5º da Lei nº 11.091/2005. Esse artigo define o público que os servidores Técnico-Administrativos em Educação atendem no âmbito das Instituições Federais de Ensino; ampliar a implantação da jornada em outros setores da UFMG, incluindo o Hospital das Clínicas.
- Discutir e implementar critérios com regras claras, justas e transparentes, para a mobilidade interna (remoção) dos técnico-administrativos em educação, visando à adequação de suas competências e preferências, através de editais. Assegurar que processo de remoção não tenha a interferência de Diretores de Unidades e Chefias para o não aceite do servidor que solicitar a remoção. Não pode também impedir a remoção por causa do cargo, principalmente se ele estiver em extinção.
- Implantar cursos de Mestrado e Doutorado Profissional para os Técnico-Administrativos em Educação, a partir de uma política específica para capacitação dos TAE. Garantir a manutenção dos cursos já existentes, inclusive nos cursos de especialização, principalmente o GIFES.
- Manter e ampliar o programa de incentivo à qualificação dos TAE, para cursos de graduação e pós-graduação.
- Concluir e enviar para aprovação no Conselho Universitário da proposta de Resolução Complementar que regulamente a capacitação e, consequentemente, a liberação dos TAE, assegurando que o tempo investido na capacitação faça parte da jornada de trabalho.
- Concluir e enviar para aprovação no Conselho Universitário uma nova Resolução de Estágio Probatório para os Técnico-Administrativos em Educação, que propicie novos patamares de uma avaliação mais justa e humanizada para os novos servidores.
- Estabelecer incentivo dos projetos integrando ensino-serviço propostos por servidores TAE para as mudanças dos e nos processos de trabalhos; garantir a participação dos trabalhadores em programas de formação continuada e intercâmbios nacionais e internacionais; garantir a participação dos TAE em eventos, a exemplo de congressos, seminários, apresentação de trabalhos acadêmicos, técnicos e profissionais e outros, garantindo recursos financeiros para isso.
- Manter e ampliar o Programa de Desenvolvimento Institucional do Servidor – PRODIS
- Propiciar e garantir espaço através de editais para que os Técnico-Administrativos em Educação possam publicar livros através da Editora da UFMG.
- Promover e garantir a participação formalizada dos TAE em ações de extensão, garantindo o reconhecimento do seu trabalho, sem a obrigatoriedade da participação de um docente na proposição da ação, incluindo a Coordenação. Garantir o exercício da Coordenação e Subcoordenação dos Centros de Extensão pelos TAE, mudando o §4º do artigo 3º da Resolução Complementar nº 06/2020.
- Elaborar e executar projeto de dimensionamento de pessoal; divulgar a relação dos servidores TAE e docentes afastados para Capacitação; criar mecanismos que facilitem a identificação de competências individuais, que estimulem a criatividade, o aprendizado e o compartilhamento de conhecimentos e que privilegie o diálogo e a participação contínuos; divulgação do mapa geral da distribuição das Funções Gratificadas (FG) e cargos de direção (CD) e o quantitativo destinados para os servidores docentes, TAE, comissionados e terceirizados, de acordo com a responsabilidade nos cargos organizacionais, os processos de trabalho, atribuições dos cargos e o nível de compromisso, conforme aprovação pelo Conselho Diretor.
- Priorizar a elaboração e implantação de novas tecnologias e inovações para a área de gestão de pessoas e dos processos de trabalho na UFMG, garantindo a participação dos TAE neste processo.
- Reconhecer no plano de trabalho e no processo da Avaliação de Desempenho a representação dos TAE nos órgãos colegiados e comissões formadas pela instituição, bem como nas ações de extensão.
- Garantir que todos os cargos relacionados as áreas técnicas e administrativas da UFMG continuem sendo ocupadas por trabalhadores/as Técnico-Administrativos em Educação, sendo vedado a ocupação por terceirizados.
- Manter e ampliar o Programa de Educação para Aposentadoria para inserção de mais pessoas, tendo em vista que um significativo número de trabalhadores Técnico-Administrativos e Docentes deverão se aposentar nos próximos anos.
- Manter e ampliar a participação dos TAE na Semana do Conhecimento, em especial a “Jornada de Produção de Conhecimento dos TAE da UFMG”.
- Manter a realização anual da Semana do Servidor.
- Divulgar anualmente, com transparência, a aplicação dos recursos destinados à formação, capacitação, qualificação e participação em eventos dos servidores TAE e docentes.
- Concluir e enviar para aprovação do Conselho Universitário o novo Regimento da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos TAE – CIS
SAÚDE DO TRABALHADOR
- Efetivar política de ações preventivas e de promoção à saúde mental da comunidade universitária, considerando o trabalho já realizado pela Comissão Institucional de Saúde Mental – CISME com a participação oficial, ou seja, com membros indicados pelo SINDIFES, pela APUBH e pelo DCE.
- Garantir as ações de acolhimento e atendimento nos campi da UFMG, em casos de urgências e emergências relacionadas à saúde mental da comunidade universitária pela PRORH através do DRH e ou DAST ou pela Comissão de Saúde Mental.
- Criar fluxos de atendimentos a comunidade universitária relacionados a Saúde Mental.
- Dar maior visibilidade aos fluxos já instituídos, como por exemplo o de Acidente de Trabalho;
- Efetivar uma comunicação mais eficaz em relação a divulgação dos fluxos e atendimentos aos servidores relacionados a saúde do trabalhador;
- Concluir e enviar para aprovação no Conselho Universitário Resolução Complementar que crie e regulamente a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – CISSP – que será a responsável pelas diretrizes das ações voltadas para a promoção da saúde do trabalhador, segurança do trabalho, prevenção de riscos, vigilância nos ambientes de trabalho, entre outros
- Reestruturar o DAST para que ele deixe de ser um órgão meramente burocrático de perícia e passe a ser um órgão para discutir e implementar políticas voltadas para a promoção de saúde para o trabalhador.
- Promover debates, discussões e eventos relativos à temática do Assédio Moral e Assédio Sexual, em parceria com as entidades representativas da comunidade universitária (SINDIFES, APUBH e DCE).
- Implantar o Núcleo ou Comissão para Resolução de Conflitos, aprovado no PDI da UFMG, buscando a Justiça que possa acolher os trabalhadores que estão em processos administrativos e também atendimento às vítimas de Assédio Moral
- Manter e ampliar o Projeto Qualidade de Vida – Ginástica no CEU.
HOSPITAL DAS CLÍNICAS
- Reestruturar a Gestão de Pessoas para atendimento adequado e humanizado aos trabalhadores RJU lotados no Hospital, principalmente com uma maior interação com o DRH, assim como com plantões presenciais dentro do HC; lotar, no mínimo, mais dois servidores efetivos no RH do HC.
- Priorizar a elaboração e implantação de tecnologias e inovações para o apoio a área de gestão de pessoas do Hospital das Clínicas.
- Ponto Eletrônico: criar um sistema de ponto para o HC que dê conta das especificidades, principalmente de escalas, plantões, trocas de plantão, adicionais de insalubridade, noturno, entre outros.
- Reestruturação do DAST no HC para atendimento mais humanizado aos servidores, principalmente em relação ao tempo de demora das perícias, dos problemas relacionados aos ambientes de trabalho, da demora na elaboração dos laudos dos setores e dos servidores, publicação das portarias para recebimento dos adicionais e elaboração de fluxos para agilidade dos pedidos.
- Voltar a discutir e publicar anualmente o Calendário Administrativo da UFMG.
- Não retirar do quadro permanente do HC as vagas dos cargos que ficarem vagos, principalmente quando elas ocorrerem por aposentadoria.
- Jornada 30 horas: implementar a jornada de 30 horas nos ambulatórios e ampliar para outros setores.
- Regularizar através do Conselho Universitário ou do Conselho de Diretor do HC as jornadas mistas, as trocas de plantão e dobra de plantão para os flexibilizados, descanso noturno, entre outros.
- Com relação à EBSERH, defender de forma intransigente a autonomia da UFMG na gestão colegiada do hospital universitário, não aceitando contratos que firam esse princípio. Defender e manter as estruturas organizacionais coletivas e democráticas, tais como o Conselho Diretor e a VDTE; manter a realização de eleição direta para a Diretoria, Coordenadores e Chefias do Hospital das Clínicas.
- Garantir as condições para implantação de cantina no interior do HC ou copas nos andares para que os trabalhadores possam utilizar esses espaços para convivência, assim como para sua alimentação, nos intervalos do trabalho.
- Garantir que os setores e servidores do HC tenham pleno acesso ao uso de internet, tal como ocorre nas demais unidades da UFMG.
- Garantir estrutura para confecção de crachá/carteira da UFMG para os trabalhadores do RJU, sem a logomarca da EBSERH;
- Aprovar e garantir que haja critérios objetivos e claros para a remoção interna dos trabalhadores, principalmente da enfermagem.
- Criar Comissão para Resolução de Conflitos no HC, com a participação do SINDIFES, para acompanhamento das reclamações ou denúncias referentes às relações de trabalho, principalmente contra as práticas de assédio moral e perseguição;
- Propor a construção de Seminário Institucional em parceria com o SINDIFES para discutir Relações e Processos de Trabalho.
- Voltar a realizar a Festa Junina no Campus Saúde para promover a sociabilização da comunidade universitária que lá trabalha ou estuda.
CAMPUS MONTES CLAROS
- Garantir e manter as condições favoráveis às atividades do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, com melhoria de suas condições de trabalho e funcionamento.
- Viabilizar a construção da Biblioteca do ICA – UFMG, com layout adequado que considere as altas temperaturas da região, espaços que contemplem a modernidade, a arquitetura, oferecendo um espaço lúdico e de interação de toda a comunidade, despertando em todos os usuários o sentimento de pertencimento à UFMG.
- Viabilizar a construção do espaço de convivência e harmonização para os servidores do ICA/UFMG com espaço cultural, de lazer e descanso.
- Manter a permanente inserção do Instituto de Ciências Agrárias (Campus Montes Claros) como integrante do Campi UFMG, proporcionando aos servidores TAE ali lotados as mesmas oportunidades ofertadas aos servidores dos Campi de Belo Horizonte.
- Garantir Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para os servidores lotados nos laboratórios do ICA/UFMG.
SEGURANÇA UNIVERSITÁRIA
- Criar Comissão Paritária entre a Administração, o CRISP, o SINDIFES, o APUBH e DCE para discutir política de segurança com o objetivo de equacionar as questões de segurança nos campi da UFMG. Garantir as condições para a construção de projeto para instalação de câmeras filmadoras e alarmes, além de projeto de segurança que utilize pessoas e veículos, assim como discutir uma política de uso, acesso e guarda das imagens.
- Investir em pesquisa e consultoria especializada em busca de aprimorar os mecanismos de segurança da comunidade, com efetiva implantação das medidas sugeridas nos diagnósticos já realizados.
- Fazer gestão junto ao governo para abertura de concurso público para Vigilantes do quadro, pelo Regime Jurídico Único (RJU), já que ficou provado que o cargo de Vigilante não está extinto.
- Garantir, por meio de política contínua de capacitação, a oferta de cursos e treinamento especializados para quem atua na área da segurança universitária.
- Realizar debate com os trabalhadores da área de segurança sobre medidas necessárias para o combate à criminalidade e violência nos campi, tais como sequestros relâmpagos, furtos e roubos a mão armada etc.
- Garantir uma boa iluminação em pontos pouco iluminados do Campus Pampulha para manter as pessoas seguras.
MOBILIDADE
- Melhorar as vias de acesso interno às unidades e órgãos nos campi da universidade, em especial no Campus Pampulha, atentando principalmente para a acessibilidade de pedestres, pessoas com deficiência e idosos.
- Implantar bicicletário no Campus Pampulha e Saúde.
- Garantir a implantação de vagas de estacionamento exclusivo para idosos.
CULTURA E LAZER
- Ampliar a oferta de atividades culturais nos vários campi da UFMG.
- Manter o Projeto Domingo no Campus, criando uma comissão com representação do SINDIFES e do movimento estudantil para discutir e elaborar proposta para a sua realização, visando propiciar maior ocupação do Campus Pampulha, inclusive pela comunidade externa.
- Ampliar e criar espaços de convivência na UFMG e incentivar a realização de atividades que potencializem a socialização da comunidade universidade.
- Fazer parceria com as Prefeitura para implantação do Projeto “Academia da Cidade” nos campi Pampulha, Saúde, Montes Claros e Tiradentes.
- Investir e melhorar os espaços da ASSUFEMG modernizando: a) quadra de areia com iluminação, colocação de mais areia e consertos ou troca da tela de cercamento; b) campo de futebol com a colocação de arquibancada, cercamento e a construção de vestiários; c) parquinho com brinquedos novos e ou pintura dos já existentes; d) revitalização do em torno, incluindo o meio ambiente.
CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO
- Garantir a revitalização do CEU, principalmente a piscina olímpica, efetivar e incentivar o uso pela comunidade universitária.
- Disponibilizar as dependências do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE) para o desenvolvimento de atividades de lazer, esporte e saúde da comunidade universitária.
- Criar, incentivar e apoiar a promoção dos Jogos Esportivos Universitários abertos à participação da comunidade universitária, em parceria com as entidades representativas da comunidade universitária (SINDIFES, APUBH e DCE).
- Repensar a volta do projeto “Happy Hour” que acontecia no CEU as sextas-feiras e que era um espaço importante de sociabilidade da comunidade universitária.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
- Aprovar o Plano Diretor da Biblioteca Universitária; apoiar os trabalhos do Comitê Gestor do Portal de Periódicos da UFMG.
- Ampliar o orçamento para o desenvolvimento de acervo tanto impresso quanto eletrônico, aquisição de novos computadores e acervo para o Carro Biblioteca do CENEX da ECI.
- Construir novo espaço para sediar a Biblioteca do ICA/UFMG, efetivando o Projeto já aprovado.
- Criar as bibliotecas do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, e do Centro Cultural da UFMG, prevendo a ampliação do quadro de servidores para atuação nestas bibliotecas.
- Garantir orçamento para obras de requalificação da infraestrutura do prédio da Biblioteca Central, mais especificamente, o revestimento dos pisos do 2º e 3º andar;
- Implantar o Repositório de dados na universidade e apoiar as atividades do Repositório de publicações, principalmente no que tange às necessidades de um profissional de TI lotado no Sistema de Bibliotecas.
MANUTENÇÃO E OBRAS
- Os trabalhos desenvolvidos nos diversos Departamentos ligados a estas áreas (DEMAI, DAA, DO, DPOC e DPP) são eminentemente técnicos e, portanto, todos os cargos de direções devem continuar sendo ocupados por trabalhadores/as Técnico-Administrativos em Educação.
- Realizar concursos públicos para recomposição do quadro de Técnico-Administrativos em Educação onde for possível; oferecer capacitação dos trabalhadores, principalmente para os novos processos de trabalho.
- Em situação em que não haja mais concurso para os cargos, se faz necessária a contratação de mão de obra terceirizada, o que amplia a possibilidade de inserção de novos trabalhadores e atendimento à intensa demanda da UFMG.
MEIO AMBIENTE
- A Gestão Ambiental da UFMG engloba três grandes áreas: econômica, social e ambiental. Para que o Departamento de Gestão Ambiental (DGA) continue a realizar o trabalho de prevenção, controle, monitoramento, conscientização e educação ambiental de forma eficaz e cada vez melhor, o apoio da nova Reitoria é muito importante.
- A gestão universitária deve estar disposta a incentivar e validar ações como: criação de programas de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente; elaboração de material educativo; realização de palestras sobre temas ambientais, orientando a comunidade universitária sobre como podem ajudar o meio ambiente e adotar atitudes mais sustentáveis no seu dia-a-dia; saídas de campo para investigar e monitorar acidentes com produtos químicos, áreas contaminadas, incidência de animais etc.; prestação de serviços de consultoria em assuntos relacionados ao meio ambiente; coleta de resíduos sólidos, comuns ou recicláveis, químicos e eletroeletrônicos; organização de campanhas de coletas de resíduos e feiras sobre o meio ambiente, feira agroecológica e processos sustentáveis.
- Tais ações, além da promoção da qualidade de vida e preservação da natureza, têm como objetivo a redução de custos através da diminuição e/ou do fim de desperdícios com água, energia, papel e outros insumos, assim como da Prevenção e Combate ao Incêndio e Pânico. É necessário o total apoio da reitoria para que se possa, de forma gradual, atender a demanda cada vez mais crescente de regularizar e legalizar as unidades junto ao Corpo de Bombeiros e, sobretudo, fazer da universidade um local mais seguro para a comunidade que a frequenta.
- Manter o gerenciamento adequado de resíduos, incentivos a práticas de sustentabilidade, apoio material e estrutural em ações de educação ambiental, gerenciamento de efluentes através da implementação do programa PRECEND, ou seja, todo tipo de ação que considerar o meio ambiente como forma de planejamento de ações e estratégias da Universidade.
- As unidades acadêmicas precisam de mais apoio para melhorar o programa de educação ambiental dando um cuidado especial no descarte de produtos químicos e poluentes diversos, evitando o descarte incorreto, prejudicando o meio ambiente e comprometendo a Instituição. É urgente a necessidade de institucionalizar procedimento obrigatório nas unidades acadêmicas geradoras de efluente carregado, de modo a padronizar e conscientizar alunos, técnicos e professores no descarte correto de poluentes, como uma disciplina obrigatória.
- Implementar efetivamente a coleta seletiva de materiais recicláveis na UFMG, com iniciativas educativas diversificadas e massivas, e em acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
- Tornar público um quadro demonstrativo atual das obras na universidade, que identifique os problemas referentes às insuficiências e ou as impropriedades, tais como falta de acessibilidade, inadequação para a função, falta de qualidade na obra e discrepância dos custos e prazos.
- Discutir e propor política para a preservação da fauna nativa da UFMG, principalmente os micos, com a colocação de passarelas ou pontes aéreas para que eles possam realizar as travessias sem correr o risco de serem atropelados e mortos.
DIVISÃO DE TRANSPORTES
- Adquirir um sistema de vigilância (câmeras de monitoramento) que contenha equipamentos de qualidade e que abranja os setores no Campus Pampulha, principalmente a Oficina Mecânica, Pátio da Divisão de Transportes e Pátio dos Ônibus.
- Priorizar a disponibilização de recursos para construção de cobertura (teto ou telhado) do pátio externo da frota dos ônibus da UFMG, para a melhor conservação dos veículos estacionados.
- Aquisição de veículos adequados ao trabalho ao qual se destinam, assim como de novas ferramentas e equipamentos para a oficina mecânica; renovação da frota que, embora já exista, é lenta e antiquada.
- Apoiar o investimento em melhorias nas condições de trabalho da Oficina Mecânica quais sejam: instalação de equipamento de alinhamento e balanceamento, juntamente com mão de obra especializada; realização de cursos de reciclagem para motoristas e mecânicos do quadro, para que possam se aperfeiçoar para os novos processos de trabalho, assim como para as novas tecnologias.
- Tendo em vista não mais haver concurso para os cargos de motorista, borracheiro, eletricista de automóveis, mecânico e auxiliar, se faz necessária contratação desses profissionais por meio de empresas terceirizadas, a fim de que seja garantido o suporte ao trabalho nesta área.
RELACIONAMENTO EXTERNO
- Manter as relações com a Frente Parlamentar em Defesa da Educação no Congresso Nacional.
- Manter a atuação em órgãos e conselhos que fortaleçam a articulação com os demais reitores/as das IFES brasileiras em defesa das instituições federais de ensino (ANDIFES, CONIF etc.)
- Manter o investimento na articulação do Fórum das IFES Mineiras, de forma a fortalecer a ação das instituições no estado e no país.
- Manter a participação efetivamente nas ações em nível municipal, estadual e federal que coloque em evidência a defesa da educação (audiências públicas, debates, fóruns, manifestações etc.)
- Continuar com o posicionamento público contra projetos polêmicos que atentem contra o povo brasileiro, tais como ataques à liberdade de expressão, o projeto Escola Sem Partido, qualquer tipo de ataque às instituições de ensino, a Reforma Administrativa (PEC 32), entre outros.
- Manter e ampliar as relações com os movimentos sociais e por direitos, visando cumprir o papel institucional de apoio às causas sociais, em busca da promoção de uma educação libertadora, solidária e voltada para o atendimento às causas da população desassistida; avançar na realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão que visem à melhoria da saúde, da educação e da inclusão da população, que intervenham no tecido urbano e que melhorem as condições de vida na cidade e no campo.
- Manifestar posição clara sobre todos os grandes assuntos nacionais, ocupando espaço na mídia para tal, a exemplo de artigos de opinião em jornais, coletivas em redes de televisão, uso de mídias sociais, dentre outras.




